Análise de jogos dos campeonatos: Carioca, Paulista, Mineiro e Gaúcho
Friburguense 0 x 4 Flamengo
Hernane “brocou” duas vezes, Rafinha fez um golaço, Cleber Santana ampliou e o Flamengo goleou o Friburguense por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, no estádio Moacyrzão, em Macaé. Com boa atuação, o Rubro-Negro chegou a 16 pontos, manteve a invencibilidade e a liderança do Grupo B, e deixou a classificação para a semifinal da Taça Guanabara bem encaminhada. O Frizão, por sua vez, ocupa a quarta colocação do Grupo A, com sete pontos.
Rafinha, com um golaço por cobertura, foi ovacionado pela torcida presente ao Moacyrzão. Foram 7.306 pagantes (9.236 presentes). A renda somou R$ 123.620,00.
Hernane, que disse que gostaria de ser chamado de "Brocador" pelos gols que tem feito no Carioca, deu ainda motivos para ganhar de vez o apelido.
Antes da partida com o Frizão, o atacante já garantira as vitórias diante do Quissamã (2 a 0), Volta Redonda e Nova Iguaçu (ambos 1 a 0), além de deixar sua marca no 4 a 2 sobre o Vasco. O camisa 9 chegou a sete gols e disparou na artilharia do Carioca.
O Friburguense teve um problema minutos antes de a bola rolar. O goleiro Adilson sofreu uma crise alérgica e foi vetado da partida. Afonso assumiu a vaga de titular e, em 12 minutos, sofreu dois gols de Hernane. No primeiro, o arqueiro falhou ao tentar socar um cruzamento e a bola acabou limpa para o Brocador abrir o placar. Depois, Hernane aproveitou um cruzamento de Rafinha e só desviou, cara a cara com Adilson.
Com a vantagem rubro-negra no placar logo no início, o ritmo do jogo caiu. O forte temporal em Macaé também atrapalhou. Ainda assim, o Flamengo manteve o domínio da partida. Nixon saiu machucado (posterior da coxa esquerda) e deu lugar a Adryan. O Friburguense tentava se lançar ao ataque, mas de forma desordenada e sem dar sustos no goleiro Felipe. Nada que preocupasse a torcida presente ao Estádio Moacyrzão, que gritava e pedia: "mais um".
Torcida pede Rafinha na Seleção
E o Rubro-Negro ampliou logo no início da etapa final. Rafinha, recebeu bom passe de Ibson e penetrou livre. Com um belo toque de cobertura na saída do goleiro, fez um golaço: 3 a 0. Foi o suficiente para a torcida cantar: "Ah, Rafinha é melhor que Neymar" e "Rafinha é Seleção".
Sem ser incomodado, o Flamengo ampliou com Cleber Santana. O meia, que entrara no lugar de Hernane, que teve uma torção simples no tornozelo direito, recebeu passe de Rafinha e soltou a bomba para selar o placar de 4 a 0.
Botafogo-Sp 0 x 0 Corinthians
O Estádio Santa Cruz ficou cheio. Botafogo e Corinthians buscavam a aproximação dos líderes do Campeonato Paulista, e Alexandre Pato estava em campo desde o início. Mas nada disso foi capaz de evitar o decepcionante 0 a 0 entre os times na noite desta quarta-feira, em Ribeirão Preto, pela sexta rodada do estadual. Em um campo castigado pelas chuvas, Pato foi o melhor jogador, criou chances, mas não conseguiu tirar o zero do placar.
O primeiro tempo foi melhor, com boas chances criadas pelo camisa 7 e algumas polêmicas com a arbitragem de Vinícius Furlan. Na etapa final, o principal jogador da partida foi substituído (ficou 73 minutos em campo) e viu o Timão apenas tocar a bola e sustentar o empate fora de casa. Do outro lado, o Bota teve um gol de Nunes corretamente anulado por impedimento.
Com a igualdade, Botafogo e Corinthians continuam iguais na tabela do Paulistão: 12 pontos somados. O Timão, em quinto, leva vantagem no saldo de gols (6 a 3). O Botinha está em sexto. O resultado não foi tão ruim para os times quanto para a torcida, que lotou o Santa Cruz esperando um jogo bem melhor.
São Paulo 0 x 0 Ponte Preta
Em seu último teste, o São Paulo foi reprovado para a estreia na fase de grupos da Taça Libertadores. Em uma apresentação apática, a pior em 2013, o time não conseguiu furar o bloqueio da Ponte Preta e só empatou por 0 a 0, nesta quarta-feira, no Morumbi. Ruim para o Tricolor, ótimo para a Macaca, ainda invicta e em grande campanha no início do Campeonato Paulista.
O São Paulo, agora com apenas sete pontos, em 11º, chega ao terceiro jogo consecutivo sem vencer – perdeu para Bolívar e Santos – e não consegue encontrar uma formação ideal para usar diante do Atlético-MG, na próxima quarta, em Belo Horizonte.
O argentino Cañete, a aposta da noite para atuar pela direita do ataque, decepcionou ao lado de um time pouco inspirado e sem vibração. Jadson, a referência da equipe, também esteve abaixo da média, enquanto Ganso entrou no segundo tempo para mais uma exibição bastante discreta.
A Ponte Preta comemora o precioso ponto que a mantém em segundo lugar, agora com 14, perdendo apenas no saldo de gols para o Santos – oito contra seis. A Macaca, aliás, acumula de quebra o sexto jogo sem perder na competição – são quatro vitórias e dois empates. O time campineiro levou apenas um gol no Paulistão.
Com os reservas, o Tricolor volta a campo no sábado, contra o Guarani, às 16h20m, no Brinco de Ouro, em Campinas. A Ponte visita o Ituano, no mesmo dia, às 19h30m, no estádio Novelli Júnior, em Itu.
Cruzeiro 2 x 0 América-TO
O começo de 2013 está sendo bom para o Cruzeiro. Além de ter voltado a jogar no Mineirão, estádio onde se sente em casa, só conseguiu vitórias na temporada, seja em jogos-treino, amistosos ou partidas oficiais. A vítima desta quarta-feira foi o América de Teófilo Otoni. O Cruzeiro venceu por 2 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro, praticamente com a mesma dupla que deu a vitória ao time azul no clássico contra o Atlético-MG. Os gols desta quarta-feira foram de Anselmo Ramon e Dagoberto.
No último domingo, na vitória por 2 a 1, Dagoberto marcou. Anselmo Ramon até comemorou o primeiro gol, porém, ele foi assinalado para Marcos Rocha, contra. Mas não importa. Os três pontos foram computados e, com isso, o Cruzeiro lidera o Estadual. O América TO ainda não pontuou. Este foi o primeiro jogo do Dragão na competição
Tombense 1 x 2 Atlético - MG
Em Londres, Ronaldinho Gaúcho, na volta à seleção brasileira e na estreia da versão 2013 da "Família Scolari", decepcionou. Além de um pênalti perdido, pouco ajudou o time, que perdeu por 2 a 1 o amistoso para a Inglaterra. Bem longe da capital inglesa, no interior de Minas Gerais, os companheiros atleticanos, após a derrota no clássico de domingo, levaram um susto do Tombense, adversário desta quarta do Campeonato Mineiro. Mas ficou apenas nisso. Apesar de ter saído atrás no placar, venceu, sem grande brilho, o quase centenário time da Zona da Mata mineira por 2 a 1.
Em casa, o Tombense impôs dificuldades ao badalado Atlético-MG, atual vice-campeão Brasileiro e aspirante ao título da Libertadores de 2013, mas pagou pelo pior preparo físico e amargou a derrota em sua estreia. Éder abriu o placar, mas Jô empatou ainda no primeiro tempo. A virada veio com Rosinei, já na etapa final.
Além do bom time, o que chamou a atenção em Tombos foi a iluminação do Almeidão. Uma das lâmpadas de um dos refletores estava queimada, mas, mesmo se ela estivesse funcionando, não ajudaria muito na iluminação do acanhado estádio, reformado para a disputa da competição. De positivo ficou o apoio da torcida local e também o gramado, que mesmo castigado por fortes chuvas nos últimos dias não apresentou falhas.
Com esse resultado, o Galo soma os três primeiros pontos do Mineiro e vai para o quarto lugar. Já o Tombense, sem pontuar, divide com o Nacional-MG a lanterna da competição.
O Atlético-MG agora volta suas atenções para a Taça Libertadores da América. De folga do estadual no fim de semana, o time entra em campo na Quarta-feira de cinzas.
Grêmio 5 x 1 São José
Antes da Libertadores, vitória no Campeonato Gaúcho. Os titulares do Grêmio entraram em campo pela primeira vez no Estadual na noite desta quarta-feira e não decepcionaram: 5 a 1 e grande atuação diante do até então 100% São José, no Estádio Olímpico. A vitória recupera a equipe no Gauchão, já que o time B havia perdido as últimas três partidas, uma delas o clássico Gre-Nal. Elano, Zé Roberto, duas vezes, Yuri Mamute e Bertoglio marcaram para o Tricolor. Henrique descontou para o Zequinha.
Lajeadense 1 x 0 Internacional
Em um jogo muito fraco tecnicamente, o Internacional foi derrotado pelo Lajeadense, na Arena Alviazul, na noite desta quarta-feira, por 1 a 0. O time formado pelos reservas e comandado por Dunga na beira do gramado perdeu a invencibilidade no Campeonato Gaúcho e ouviu a torcida gritar 'olé' nas arquibancadas. O centroavante Jandson marcou o gol dos donos da casa, depois de cobrança de falta frontal à área colorada.
Com o resultado, os colorados se mantêm com oito pontos, na terceira colocação do Grupo B. Já o Lajeadense alcança o Caxias na liderança do A, com 11 pontos.
No fim de semana, o Inter enfrenta o Pelotas, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, às 19h30, desta vez com os titulares. Já o Lajeadense enfrenta o Canoas, no Complexo Esportivo da Ulbra, às 20h30. A rodada toda do Gauchão acontece no sábado, por conta do Carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário