30 de janeiro de 2016

Campeonato carioca começa ''rachado'' e com o prestígio a beira do zero. Botafogo e Flamengo estreiam hoje.

Arte: Avner Augusto


O campeonato carioca de 2016 começa neste sábado, cercado de incertezas. Serão dois grupos, A e B, sendo Vasco da Gama e Botafogo como cabeças-de-chave (por terem sido campeão e vice-campeão, respectivamente, da edição de 2015). Na primeira fase, os clubes enfrentam as equipes do outro grupo.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo formarão o grupo C e os quatro últimos colocados de cada grupo, o grupo D. Nesta segunda fase, os membros dos grupos jogarão entre si.

O primeiro colocado do grupo C será o campeão da Taça Guanabara e os quatro primeiros do grupo C, disputam as semifinais (em cruzamento olímpico, ou seja, 1º contra o 4º e 2º contra o 3º) e, seus vencedores, a final em duas partidas de ida e volta. O vencedor será o campeão Carioca.

O grupo D disputará a Taça Rio e os dois melhores se juntarão ao 5º e 6º colocados do grupo C nas semifinais (1º do grupo D contra 6º do grupo C e 2º do grupo D contra 5º do grupo C). A final será disputada em partida única.

As duas equipes que ficarem nas duas últimas posições do grupo D serão rebaixadas para a Série B de 2017, exceto no caso de empate de pontos entre duas ou mais equipes. Neste caso, formarão o grupo X e disputarão, em turno e returno, quais equipes serão rebaixadas. Os quatro primeiros colocados disputarão a Copa do Brasil de 2017.



Campeonato Carioca - Taça Guanabara

Rodada 1

30.01. 17:00 Bangu x Botafogo
30.01. 17:00 Friburguense x Macaé
30.01. 17:00 Portuguesa-RJ x Tigres Brasil
30.01. 19:30 Cabofriense x America RJ
30.01. 19:30 Flamengo x Boavista
31.01. 17:00 Bonsucesso x Resende
31.01. 17:00 Vasco x Madureira
31.01. 19:30 Volta Redonda x Fluminense


Bangu x Botafogo

Depois de garantir seu retorno à série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo estreia no Campeonato Carioca, diante do Bangu. A partida será disputada às 17h (de Brasília), deste sábado, em São Januário, porque o estádio de Moça Bonita ainda não foi liberado para a competição.

O Alvinegro de General Severiano manteve o técnico Ricardo Gomes, mas apresenta uma equipe bastante modificada em relação ao time que disputou a última temporada. O Botafogo também defende uma longa invencibilidade diante do adversário. A última derrota para o Bangu aconteceu em 2003. No último confronto, o Botafogo venceu por 3 a 0.    

No Bangu, o técnico Emanoel Sacramento não esconde sua confiança em um bom desempenho da equipe no jogo de abertura. O treinador acredita que os treinamentos realizados nos últimos dias vão dar resultado. O meia Almir, que defendeu o Flamengo no último Brasileiro, retornou ao clube para ser o maestro da equipe durante a competição.

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Sábado, 30/01/2016
Horário: 17 horas (Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols
Assistentes: Wagner Santos e Daniel Parro

BANGU: Célio; Barach, Anderson Penna, Arthur Sanches e Guilherme; Mateus Avelar, Magno, Yves, Júnior (Geovane), Daniel e Almir; Geraldo. Técnico: Emanoel Sacramento

BOTAFOGO: Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Lindoso, Gegê, Luis Ricardo (Lucas Zen)e Gervasio Nuñez; Luís Henrique. Técnico: Ricardo Gomes



Flamengo x Boavista

Maior campeão carioca, com 33 títulos, o Flamengo vislumbrava um início de Carioca tranquilo após desistir de jogar a competição com um time alternativo, decisão que havia tomado em retaliação à briga que trava com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Mas uma nova polêmica de última hora surgiu na tarde de sexta-feira. A prefeitura de Mesquita, alegando "risco iminente de desastres", resolveu interditar o Estádio Giulitte Coutinho, em Edson Passos.

Além da confirmação do jogo, outra certeza mesmo são os desfalques de dois reforços internacionais e de outro importante jogador que chegou ao clube em 2015. O meia argentino Mancuello e o volante colombiano Cuéllar, ainda em situação irregular por conta de a janela de transferências internacionais ter aberto às vésperas da competição, estão fora. A questão se estende a Alan Patrick, cujo empréstimo pelo ucraniano Shakhtar Donetsk foi renovado por mais uma temporada.

Esquecer o rendimento no estadual do ano passado é, acima de todos os outros, o principal pensamento do Boavista - em 2015, por muito pouco, a equipe não foi rebaixada. O reforço de maior renome é Leandrão, centroavante emprestado pelo Vasco e que, ao que tudo indica, será utilizado pelo técnico Rodrigo Juliano na partida.

Local: Estádio Giulite Coutinho, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de janeiro de 2016, sábado
Hora: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva

FLAMENGO: Paulo Victor, Rodinei, Wallace, Juan e Jorge, Márcio Araújo, William Arão, Gabriel e Everton; Emerson Sheik e Guerrero. Técnico: Muricy Ramalho

BOAVISTA: Vinícius, Nerylon, Anderson Luís, Vitor e Davi; Douglas Pedroso, Maranhão, Thiaguinho e Guilherme Costa; Matheus Paraná e Leandrão. Técnico: Rodrigo Beckham


Nenhum comentário:

Postar um comentário