A Série A1 do Campeonato Paulista de Futebol de 2016, ou Paulistão Itaipava 2016 por motivos de patrocínio, será a 115ª edição da principal divisão do futebol paulista. Ela será realizada e organizada pela Federação Paulista de Futebol e disputada por vinte clubes entre os dias 30 de janeiro e 8 de maio. Algumas mudanças importantes no regulamento marcam essa edição do torneio.
O campeonato será disputado por vinte clubes divididos em quatro grupos. Na primeira fase, os times enfrentarão apenas os clubes dos outros grupos, totalizando quinze rodadas. A primeira fase terá início em 31 de janeiro. Os dois melhores classificados de cada chave avançarão às quartas-de-final, que serão disputadas em jogo único - com o mando de campo ao clube de melhor campanha na primeira fase. Em caso de empate no tempo regulamentar, o confronto será decidido por meio de pênaltis. As semifinais também serão definida em apenas uma partida e com possibilidade de decisão por penais. A final acontecerá em dois jogos e, em caso de empate em pontos (uma vitória para cada time ou dois empates), o primeiro critério de desempate será o saldo de gols na fase final. Caso o empate persista, o confronto será decidido por meio de pênaltis. O gol marcado fora de casa não vale como critério de desempate.
Os três primeiros colocados ganham o direito de disputar a Copa do Brasil de 2017. Caso algum clube se classifique para a Copa Libertadores da América de 2017, a vaga será repassada ao 4º colocado e assim por diante. Além disso, os dois clubes mais bem classificados que não pertençam a nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro terão vaga na Série D de 2016. Doze clubes disputarão essas duas vagas na quarta divisão nacional.
A quantidade de times rebaixados será maior que nas edições anteriores: os seis times que somarem menos pontos na primeira fase estarão rebaixados, independentemente dos grupos em que jogaram. Em 2016, apenas dois times da Série A2 terão acesso à Série A1 de 2017, que será disputada por dezesseis clubes.
Campeonato Paulista
30.01. 16:00 Água Santa x Ferroviária
30.01. 17:00 Santos x Sao Bernardo
30.01. 17:00 São Bento x Ituano
30.01. 19:30 Oeste x Ponte Preta
30.01. 19:30 Red Bull Brasil x São Paulo
30.01. 21:00 Rio Claro x Capivariano
31.01. 11:00 Mogi Mirim x Audax
31.01. 17:00 Corinthians x XV de Piracicaba
31.01. 19:30 Botafogo SP x Palmeiras
31.01. 19:30 Linense x Novorizontino
Santos x Sao Bernardo
Dono de seis títulos nas últimas dez edições do principal Estadual do país, o Santos mais uma vez inicia a competição entre os favoritos. A caminhada por mais uma taça começa neste sábado, às 17 horas (de Brasília), na Vila Belmiro. O adversário será o São Bernardo, equipe do ABC Paulista que tem se consolidado na Série A1 do Paulistão. E do lado alvinegro, a ansiedade em entrar em campo já toma conta do clima na Baixada.
"Estamos com saudade de voltar a atuar. Estreia na vila. Acho que estamos com saudades da vila, torcida, de fazer o que gostamos. Dá uma ansiedade boa e esperamos que o trabalho que fizemos dê resultado", comentou Victor Ferraz, titular absoluto na lateral direita.
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 30 de janeiro de 2016, sábado
Horário: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Jose Claudio Rocha Filho
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Herman Brumel Vani
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Paulinho, Gabriel e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.
SÃO BERNARDO: Luis Daniel; Eduardo, Diego Ivo, Luciano Castan e Léo Veloso; Daniel Pereira, Daniel Amora, Marino, Cañete e Magal; Henan Técnico: Roberto Fonseca
Red Bull Brasil x São Paulo
O São Paulo tem muito o que testar e avaliar na partida diante do Red Bull Brasil, às 19h30 (de Brasília) deste sábado, no Estádio Moisés Lucarelli. Ausências de Rogério Ceni e Luis Fabiano, Edgardo Bauza no banco de reservas, Mena na lateral esquerda, Centurión e Hudson sendo titulares são alguns dos aspectos, mas a estreia no Campeonato Paulista é, na realidade, o último apronto da equipe antes de encarar a pré-Libertadores, grande objetivo do semestre.
Do outro lado, o time campineiro buscará repetir a boa campanha realizada no ano passado, quando parou nas quartas de final. Naquela ocasião, por sinal, quem freou a caminhada do timeo foi o próprio clube tricolor, vencendo por 3 a 0 o duelo no Morumbi. Entre os jogadores, os mais conhecidos são o goleiro Saulo, o zagueiro Willian Magrão, ex-Grêmio, e o centroavante Roger, antigo goleador são-paulino.
RED BULL X SÃO PAULO
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 30 de janeiro de 2016, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Rogério (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Mauro André de Freitas (ambos de SP)
RED BULL: Saulo; Everton Silva, Willian Magrão, Drausio e Willian Rocha; Luan, Rafael Costa (Nando Carandina) e Thiago Galhardo; Misael, Roger e Igor Sartori. Técnico: Mauricio Barbieri
SÃO PAULO: Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Breno e Mena; Hudson, Thiago Mendes, Centurión, Ganso e Michel Bastos; Alan Kardec. Técnico: Edgardo Bauza
Nenhum comentário:
Postar um comentário